top of page

Brasil entra em recessão e prova que Guedes é um fracasso

PIB caiu e País oficialmente fica com economia estagnada evidenciando o desastre da política neoliberal


Foto: Reuters
Foto: Reuters

Brasil 247 - O fracasso da política econômica do governo Jair Bolsonaro, comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ficou evidenciado com a queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, resultado abaixo da expectativa do mercado, que era de um alta de 0,1%. Como esta é a segunda queda consecutiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (2), a economia brasileira entrou oficialmente em recessão técnica.




No segundo trimestre, junho, a economia brasileira já havia encolhido 0,4%, contra uma estimativa de retração menor neste período, de 0,1%."O PIB está no patamar do fim de 2019 e início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,4% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014", destacou o IBGE.


A queda no terceiro trimestre foi puxada, principalmente, pelo setor agropecuário, que recuou 8%, e pela retração de 9,8% nas exportações de bens e serviços Já a indústria ficou estagnada e o setor de serviços cresceu 1,1%.




O resultado corrobora o temor do mercado financeiro com os rumos da economia, uma vez que analistas vêm diminuindo seguidamente as projeções para a economia brasileira em 2021. De um crescimento de 5,27% em junho, o último relatório do Boletim Focus, do Banco Central, trouxe a projeção de uma alta de 4,78% para o PIB até o final do ano.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page