Observações
top of page

Observações

SÃO GONÇALO DE AFETOS


Por Paulinho Freitas 

 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Praça Estefânia de Carvalho, no centro de São Gonçalo, mais conhecida como Praça do Zé Garoto, é um local onde as crianças são levadas para brincar nos balanços e escorregas, andarem com seus velocípedes e bicicletas. Onde fotógrafos procuram as melhores locações para eternizarem o primeiro dia, do resto da vida (?) de casais recém casados, onde poetas se inspiram e buscam palavras para expressar com beleza seus íntimos sentimentos.


De minha parte, costumo sentar ali para observar o ir e vir das pessoas, procurar descobrir que sentimentos as movimenta, às vezes até me esconder de mim mesmo, camuflando-me entre personagens que viu criando aleatoriamente. Desta vez flagrei um movimento que, acredito, seja uma constante, mas com este final, duvido. 


Sentei-me num banco defronte a rua dr. March. Num banco à minha frente uma mulher mexia no celular. Num banco ao lado do dela um rapaz a observa, pensei numa paquera, um início de romance, uma nova história de amor. Mas, rapidamente vi que estava enganado.


O rapaz levantou-se, caminhou até onde estava a moça e num rápido movimento arrancou-lhe o celular das mãos e saiu correndo. Seria mais um caso de roubo de celular e mais uma pessoa chorando a perda de todos os seus contatos, contas de banco, senhas etc. Só que do outro lado da rua um guarda municipal observava toda a cena e quando o gatuno correu, foi rapidamente alcançando pelo agente, que orgulhoso trazia o meliante algemado, cercado de curiosos.


A moça veio chorando, recebeu o celular de volta e saiu apressada sem querer prestar queixa. Sem vítima, sem crime, o meliante foi solto, para desespero e revolta dos que ali estavam, já o querendo linchar. O rapaz saiu correndo. Naquela confusão toda surge um outro agente que tinha ido a um caixa eletrônico nas proximidades e esqueceu seu celular novinho em cima da máquina. Quando voltou lá não o encontrou mais.


Todos se entreolharam e começaram a procurar a moça do celular que a essa altura já estava em local incerto e não sabido, tentando desbloquear o celular encontrado em cima de um certo caixa eletrônico. 

 

Ah meu São Gonçalo! Protegei os filhos de sua terra! 


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


ree

Paulinho Freitas é sambista, compositor e escritor

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page