Baliza deixa de ser obrigatória para tirar CNH em 10 estados e será em 11 em fevereiro
top of page

Baliza deixa de ser obrigatória para tirar CNH em 10 estados e será em 11 em fevereiro

Manobra tradicionalmente exigida no exame prático de direção não será mais eliminatória em vários estados, e avaliação agora foca na circulação em vias públicas; mudanças ocorrem enquanto novo manual nacional ainda não foi publicado


Foto: divulgação
Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (30), mais um estado brasileiro deixou de exigir a prova de baliza no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consolidando um movimento que já envolve 10 unidades federativas e que deve alcançar 11 até fevereiro.


Essa etapa — em que o candidato precisava estacionar entre estacas ou entre carros — deixará de ser critério obrigatório e eliminatório em grande parte do país, substituída por uma avaliação mais ampla da condução em vias públicas.


Estados como São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul já adotaram a nova regra, e o Distrito Federal, que já havia abolido a baliza em 2004, é considerado parte desse total. A mudança foi antecipada por diversos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) antes da publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, ainda em elaboração pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Com isso, nos estados que aboliram a baliza, a prova prática passa a focar na condução real em tráfego urbano, com itens como conversões, respeito à sinalização e controle seguro do veículo observados pelo examinador durante o percurso.


Alguns Detrans, como o de São Paulo, também passaram a permitir o uso de veículos com câmbio automático no exame, acompanhando a realidade da frota atual.


Enquanto isso, outros estados ainda mantêm a baliza obrigatória até que o manual nacional seja publicado, pois os Detrans mantêm autonomia para definir as regras locais de avaliação.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page