top of page

Caso Americanas faz ser mister a reestatização da Eletrobrás

Por Helcio Albano

o trio/Reprodução Twitter
o trio/Reprodução Twitter

Vejo hoje nos principais portais de notícias do país - vi depois de cavoucar bastante os sites, já que a notícia estava escondida - que o maior escândalo do capitalismo brasileiro protagonizado pela Americanas foi, pela primeira vez, chamado pela grande imprensa de fraude.


Alvíssaras! Não sei se as peripécias do trio da 3G Capital, Lehman, Teles e Sicupira, um dia serão chamadas de roubo, mas se evoluir pra falcatrua já me contento.


O "CEO" da Americanas, essa babaquice americanófila pra quem dirige empresa, entregou ontem (13) na CPI o esquema envolvendo, diretoria, as gigantes de auditoria PwC e KPMG, bancos Itaú e Santander, mas com o cuidado vassalo de proteger o trio bilionário no melhor estilo "eles não sabiam de nada".



O tal CEO, que atende por Leonardo Coelho Pereira, omitiu, porém, que o "SEO" Joaquim, aquele que todo dia abre e fecha a "padaria", neste caso quem acompanhava o dia a dia da Americanas, era o operador do trio, o Sicupira. Não cola.


O que começou como "inconsistência contábil" e agora evolui pra "fraude", na verdade foi roubo generalizado e com método a investidores da Bolsa, bancos e a fundos de investimentos a partir de relatórios forjados de auditoria e de contratos fraudulentos.



Uma capivara de R$ 45 bi pra entrar no fiofó dos brasileiros a título de "alavancagem" da turma. Ser branco e bilionário - não só no Brasil, frise-se - torna o sujeito quase inimputável. "Quase", porque pegaram o Eike (pra quê mesmo?).


E o f*d* é saber que esse mesmo trio de picaretas, com ajuda da mesma PwC, conseguiu controlar a Eletrobrás se utilizando da mesma fraude.


Reestatização pra ontem!


Siga @helcioalbano


***

Baixe o 2º Volume do livro Reflexões de proa, de Helcio Albano:

Reflexões_ebook.2
.pdf
Fazer download de PDF • 1.53MB

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page