Instituto diz ser favorável à decisão de aumentar o etanol na gasolina
- Jornal Daki
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás diz ser favorável à decisão de aumentar teor de biocombustíveis na mistura de gasolina e diesel

Considerado um dos principais representantes do setor de energia no país, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) manifestou posição favorável à decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de aumentar o teor de biocombustíveis na mistura com combustíveis fósseis.
O CNPE aprovou, nesta quarta-feira (25/6), o aumento na mistura obrigatória de etanol na gasolina para 30% e de biodiesel no diesel para 15%. A decisão foi tomada após a 2ª reunião extraordinária do conselho. O IBP diz que a medida é estratégica para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estimular o desenvolvimento da bioeconomia no Brasil.
“A ampliação do uso de biocombustíveis, como o biodiesel e o etanol, é uma política essencial para a transição energética justa e para o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo país. É também uma iniciativa que promove o desenvolvimento regional, a geração de emprego e renda no campo, além de valorizar a tecnologia e a produção nacional”, aponta o instituto.
Além disso, a organização reforçou a necessidade de fortalecer a atuação da Agência Nacional do Petróleo (ANP): “O aumento dos teores da mistura dos biocombustíveis exigirá um acompanhamento técnico mais rigoroso, com maior capacidade de fiscalização, monitoramento da qualidade dos combustíveis e garantia de segurança ao consumidor final”.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Comentários