top of page

Starlink, de Musk, atua ao lado de garimpo ilegal na Amazônia

Pelo menos 32 aparelhos de internet via satélite foram confiscados em operações de combate ao crime em 4 estados

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam nos últimos doze meses equipamentos da Starlink, empresa de internet via satélite fundada pelo bilionário Elon Musk, em mais de 20 garimpos ilegais na Amazônia. Um levantamento feito pelo portal UOL com base em dados públicos mostra que pelo menos 32 aparelhos da Starlink foram confiscados em operações de combate ao garimpo ilegal de abril de 2023 a março de 2024, abrangendo quatro estados.


Embora o registro oficial mencione 90 aparelhos de Internet apreendidos em total, a marca dos dispositivos frequentemente não foi especificada. Agentes do Ibama estimam que a maioria desses equipamentos seja da Starlink, indicando uma possível adesão massiva ao serviço por parte dos garimpos ilegais no último ano.


A controvérsia envolvendo a Starlink não se limita ao Brasil. A empresa também ganhou notoriedade por fornecer terminais de comunicação via satélite para a Ucrânia logo após o início da operação militar especial russa em fevereiro de 2022, com o Pentágono adquirindo centenas de terminais em junho de 2023.


Paralelamente, Elon Musk, conhecido por suas alianças políticas com figuras como Jair Bolsonaro, tem sido vocal em sua plataforma social X, atacando abertamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Musk acusa Moraes de instaurar um “regime de censura” através das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page