Festival literário fortalece produção cultural das periferias no Rio
Feira Conta Conto – Voz das Periferias acontece nesta sexta e sábado na Biblioteca Parque de Manguinhos, com programação gratuita de literatura, música, teatro e gastronomia

A potência da literatura produzida nas periferias ganha um novo palco na Biblioteca Parque de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, que recebe nesta sexta (19) e sábado (20) a Feira Literária Conta Conto – Voz das Periferias. O evento reúne literatura, gastronomia, música, teatro e manifestações artísticas em uma programação gratuita e aberta ao público.
Segundo um dos idealizadores, Elton de Souza Pinheiro, o objetivo é fortalecer a conexão entre artistas e comunidade. Autor de livros de terror sobre o subúrbio do Rio, Elton afirma que não existiam muitos espaços culturais voltados para comunidades durante sua infância. “A gente tem um orgulho muito grande dessa programação, porque são pessoas que vieram da periferia, que fizeram seu trabalho a partir desse olhar periférico e que, hoje, estão no mundo ganhando sua vida e voltam para mostrar um pouco da sua arte”, disse.
Ao todo, 15 autores já confirmaram presença para integrar mesas de bate-papo, encontrar leitores e autografar livros. Cerca de 300 exemplares serão distribuídos. Entre os convidados está o escritor Júlio Emílio Braz, que apresenta o livro *Pretinha, Eu*, sobre uma aluna negra em um colégio de elite do Rio. O evento também reúne lideranças periféricas para debater território, protagonismo e economia criativa, como Cintia Sant’Anna, fundadora do Instituto Entre o Céu e a Favela.
O projeto Conta Conto começou em 2021 como um encontro entre contadores de histórias, idealizado por Elton e por Leandro Pedro, do Morro do Turano. Após mais de 20 edições em diversos municípios do Rio, eles concluíram que o evento precisava crescer. “Quando a gente vê que o espaço periférico está lotado de crianças e pais, sedentos por isso, a gente vê que o fomento desse tipo de evento pode trazer efetivamente público”, finalizou Elton.
os siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.









































































Comentários