top of page

Justiça mantém condenação de Crivella por censura a livros LGBTQIA+ na Bienal de 2019

Ex-prefeito do Rio e atual deputado federal terá de pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos; decisão da 4ª Câmara de Direito Público rejeitou recurso da defesa


Marcelo Crivella, deputado e ex-prefeito do Rio. Foto: Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo
Marcelo Crivella, deputado e ex-prefeito do Rio. Foto: Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

A Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do ex-prefeito e atual deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos) ao pagamento de R$ 100 mil por danos morais coletivos, em ação movida por entidades de defesa da população LGBTQIA+. A decisão, da 4ª Câmara de Direito Público, refere-se ao episódio ocorrido durante a Bienal do Livro de 2019, quando o então prefeito determinou o recolhimento de publicações com conteúdo sobre relações homoafetivas.


Crivella recorreu da sentença, mas os desembargadores rejeitaram os argumentos da defesa. Na ocasião, ele afirmou: “Livros assim precisam estar em um plástico preto, lacrado, avisando o conteúdo” e defendeu a proteção de crianças contra o que chamou de “acesso precoce a assuntos não adequados”.


A tentativa de recolhimento gerou reação imediata da organização da Bienal, que se recusou a retirar as obras, defendendo a pluralidade do evento. Fiscais da prefeitura foram ao local para tentar lacrar os livros, mas a organização recorreu à Justiça e obteve liminar garantindo o funcionamento. Posteriormente, a própria Secretaria Municipal de Ordem Pública declarou que a prefeitura “não encontrou material em desacordo” ao Estatuto da Criança e do Adolescente.


A ação civil pública foi apresentada por entidades como a Associação Nacional de Travestis e Transexuais e o Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual. O Judiciário entendeu que houve violação a direitos coletivos ao tentar restringir conteúdos com base na orientação sexual dos personagens.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page