Flávio termina primeiro turno 2,2 milhões de votos à frente de Lula
Candidato do PL obteve 47,03% dos votos válidos contra 45,16% do presidente; segundo turno será disputado em 25 de outubro

Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputarão o segundo turno da eleição presidencial em 25 de outubro. Flávio terminou o primeiro turno deste domingo (4) com 56,1 milhões de votos, 47,03% dos válidos. Lula recebeu 53,9 milhões, ou 45,16%. A diferença ficou em aproximadamente 2,2 milhões de votos.
Foi a menor distância entre os dois primeiros colocados em um primeiro turno presidencial desde a redemocratização. Nenhum candidato alcançou os 50% mais um dos votos válidos necessários para encerrar a disputa no domingo.
A comparação com 2022 mostra mudanças no mapa eleitoral. Lula, que naquele primeiro turno recebeu 57,2 milhões de votos e 48,43%, terminou 2026 com cerca de 3,4 milhões de votos a menos. Sua participação percentual caiu em 25 das 27 unidades da Federação.
Flávio também venceu em 714 municípios nos quais Lula havia ficado à frente de Jair Bolsonaro em 2022. Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, o movimento inverso — municípios vencidos por Jair Bolsonaro em 2022 que passaram para Lula neste primeiro turno — não ocorreu.
Minas Gerais está entre as mudanças mais relevantes. Lula venceu o estado em 2022, mas Flávio terminou o primeiro turno de 2026 na frente. No Rio de Janeiro, estado eleitoral dos Bolsonaro, Flávio também obteve mais votos que Lula.
O Nordeste manteve configuração diferente. Lula venceu nos nove estados da região e somou 63,77% dos votos válidos, contra 30,85% de Flávio.
Os dois candidatos agora disputam, além dos eleitores que não votaram no primeiro turno, os votos dados aos demais concorrentes. O segundo turno ocorre no domingo, 25 de outubro.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.









































































Comentários