top of page

Formação continuada no CIEP 438 sobre cultura gonçalense

O evento foi ministrado pelo professor e escritor Erick Bernardes, conhecido pela série de livros "Cambadas"


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No último dia 4 de agosto, o CIEP Municipalizado 438 Rubens Maurício da Silva Abreu foi palco de uma formação continuada enriquecedora e inspiradora sobre história, geografia e biologia gonçalense. O evento foi ministrado pelo professor e escritor Erick Bernardes, conhecido pela série de livros "Cambadas".


Com o intuito de promover abordagens inter, trans e multidisciplinares para o trabalho em sala de aula com as crônicas de papa-goiabas presentes nos livros, objetivou-se motivar e fortalecer a noção de pertencimento entre os professores e educadores para que eles possam multiplicar dentro e fora da sala de aula esse mesmo olhar afetivo acerca do lugar em que os alunos vivem.


Para começar a tarde com o pé direito, foi oferecido um delicioso lanche aos participantes, o que criou um ambiente amistoso e propício para networking e trocas de ideias objetivando a criação de novos projetos.


De acordo com a professora Michelle Cazé, "a formação foi um gatilho importantíssimo. Apesar de não ser gonçalense, mas morar em São Gonçalo e trabalhar nessa rede, percebi minhas fragilidades em saber tão pouco sobre a história desse lugar. Depois da formação, penso o quão sou responsável em levar e conhecimento para os meus alunos. Meus pequenos podem começar uma trajetória entendendo como é rica a história do nosso município. Obrigada por despertar minha atenção e o gosto por esse conhecimento".



Já na opinião do autor dos livros e palestrante da tarde, "conjugar geografia, biologia, história, língua portuguesa, dentre outros conhecimentos, no nosso projeto "Sabores e Saberes", evidencia um tendência dinâmica e urgente na educação. E os Cambadas fazem isso, sobretudo de maneira contextualizada com a cultura municipal. Fui muito bem recebido no colégio pelos professores e educadores. Senti carinho e acolhimento. Espero ter contribuído com os métodos e metodologias que as histórias papa-goiabas costumam viabilizar".


Ao longo da formação, as discussões foram produtivas, e novas abordagens para o ensino dos conteúdos surgiram. A perspectiva interdisciplinar abriu portas para possibilidades criativas e inovadoras de ensino, enriquecendo a prática pedagógica dos presentes. Além, é claro, de suscitar o sentimento de pertencimento e afetos aos que participaram da formação.


Ao final, os professores e educadores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho do professor Erick em bate-papo informal e puderam adquirir os livros da série "Cambada", que certamente contribuirão para aprimorar o aprendizado dos estudantes e ampliar seus horizontes em relação à história, geografia, língua portuguesa e biologia gonçalense.


A formação continuada no CIEP 438 certamente deixou uma marca positiva nos participantes, que saíram do evento com novas ideias e ferramentas para tornar suas aulas ainda mais enriquecedoras e cativantes para os alunos. A valorização do saber local e a abordagem interdisciplinar são fundamentais para uma educação de qualidade, e eventos como esse mostram o comprometimento da escola e dos educadores com o desenvolvimento educacional da comunidade.


Quem quiser entrar em contato com o autor para assuntos profissionais ou um bate-papo acerca da memória gonçalense, o contato é (21) 98571.9113 ou Instagram @cambada123.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA