top of page

Livros são destaque em desfile no aniversário de São Gonçalo

Escritor Erick Bernardes e sua obra Cambada foram homenageados pela escola Darcy Ribeiro

Estudantes, professor@s homenagearam Erick (direita, com seu filho Pierre)/Foto: Helcio Albano
Estudantes, professor@s homenagearam Erick (direita, com seu filho Pierre)/Foto: Helcio Albano

Hoje, 22 de Setembro, São Gonçalo parou em celebração aos seus 133 anos de emancipação política e administrativa e para acompanhar os tradicionais desfiles cívico-millitares que percorrem as ruas Moreira Cesar e Feliciano Sodré até a praça Luiz Palmier, no Rodo.


A escola Darcy Ribeiro, localizada em Vista Alegre, inovou este ano homenageando o escritor Erick Bernardes e sua coleção de livros Cambada: crônicas de papa-goiabas, que contam a história de bairros gonçalenses.


"A escola é maravilhosa. Os alunos e professores foram muito empenhados em fazer as fantasias. Eles trabalharam durante o ano os livros como motivo do desfile", disse Erick, que também é professor da rede municipal de São Gonçalo.



Os Cambadas são frutos das crônicas semanais escritas por Bernardes e publicadas no Jornal Daki entre 2018 e 2022.


O quinto e último volume da saga dos caranguejos que "sobem em árvore até chegar ao topo", em referência ao próprio gonçalense, tem previsão de lançamento em novembro pela editora Apologia Brasil.


"O Cambada é um projeto coletivo. São histórias das pessoas daqui de São Gonçalo. São as vidas que estão ali dentro. O próprio nome é um coletivo, coletivo de caranguejo. Então, são as muitas vidas dos gonçalenses que estão presentes e estão sendo estudadas. A homenagem não é pra mim. A homenagem é pra São Gonçalo, pras pessoas que estão presentes nessa linda história, que é o projeto Cambada", finaliza Erick Bernardes.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA