top of page

Gonçalense brilha em campeonato latino-americano de debates

Claudionei Abreu, de 18 anos, estudante de Letras na UFRJ, foi vice-campeão em edição que terminou no último fim de semana

Claudionei começou como blogueiro aos 13 anos de idade/Foto: Divulgação
Claudionei começou como blogueiro aos 13 anos de idade/Foto: Divulgação

Apesar de ainda serem pouco conhecidos fora do ambiente acadêmico, os debates competitivos têm ganhado cada vez mais espaço dentro das universidades brasileiras e internacionais. Considerado um esporte intelectual, é um movimento crescente que promove a argumentação, o raciocínio lógico, a oratória e uma grande integração entre universitários de todas as regiões do Brasil.


No último final de semana, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, universitários de várias partes do Brasil participaram da versão em português do 1º Campeonato Latino-americano de Debates, organizado por estudantes de universidades do Brasil, México, Colômbia, Equador, Chile e Venezuela.


Membro da Sociedade de Debates da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SDUFRJ), o gonçalense Claudionei Abreu, de 18 anos, estudante de Letras na UFRJ, foi vice-campeão do torneio na categoria iniciante. Ele foi aprovado na sociedade de debates em junho de 2020 e afirma que fazer parte do projeto foi uma das melhores escolhas que fez assim que ingressou na universidade.


- Por conta da pandemia, houve uma indefinição sobre o início das aulas, ainda mais por conta de eu ser calouro. Nesse período, o primeiro projeto que eu participei dentro da universidade foi a sociedade de debates. Foi a melhor escolha que eu fiz! Isso me ajudou muito a ter conversas mais produtivas, perceber falácias lógicas e argumentos infundados, a entender como posso argumentar melhor e também a estruturar melhor os discursos que eu faço - afirma Abreu.


O gonçalense também possui outros títulos, como Campeão do I Campeonato de Iniciantes da SDUFRJ e vice-campeão iniciante do III GV Debate, organizado pela Sociedade de Debates da Fundação Getúlio Vargas; do I Campeonato de Duplas Mistas, organizado pela Sociedade de Debates Potiguar, da UFRN; do III Open Natal, organizado pela União de Debates Competitivos do Rio Grande do Norte e também do Campeonato Interuniversitário da Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, foi semifinalista do I Campeonato Digital da Universidade Coimbra, de Portugal, e também possui títulos de melhor debatedor iniciante nos campeonatos.


O destaque deste final de semana é mais um para a sociedade de debates da UFRJ, a primeira a ser fundada no Rio de Janeiro. A SDUFRJ é também vencedora do prêmio de Melhor Sociedade de Debates do Brasil, conferido pelo Instituto Brasileiro de Debates (IBD) em 2019, além de possuir outros 80 títulos em várias categorias existentes nos campeonatos de debates. Atualmente, a Sociedade de Debates da UFRJ é considerada uma das maiores sociedades de debates do Brasil, possuindo também títulos internacionais.


Durante a pandemia, a SDUFRJ tem realizado treinos semanais abertos aos que tenham interesse em acompanhar. Semestralmente também são realizados processos seletivos abertos à comunidade acadêmica e ao público externo, assim como cursos de oratória e argumentação. Conheça mais sobre a SDUFRJ: https://www.facebook.com/debatesufrj


Menino prodígio

Apesar de muito jovem, Claudionei Abreu é um velho conhecido dos gonçalenses, sobretudo do mundo político, onde criou e cultiva fama de bom faro dos bastidores da notícia com seu blog A Política RJ, uma referência na cidade de São Gonçalo. Ele também, até a pandemia, participava de uma roda de debates na Rádio Aliança FM (98,7), cercado de analistas políticos veteranos que dividiam com ele os microfones nas manhãs de sábado.


Em 2015 o Jornal Daki apresentava o guri ao mundo, do alto dos seus treze anos de idade, numa entrevista publicada em dezembro daquele ano. Mais tarde (mas nem tanto) Claudionei ainda colaboraria com o jornal em seu formato online e impresso como colunista do quadro "Varanda Gonçalense" que ele mesmo criou em seu blog transposto para o bom, velho e já quase saudoso papel jornal.


Voa garoto!

Claudionei e o jornalista Helcio Albano. Fevereiro de 2016/Acervo Jornal Daki
Claudionei e o jornalista Helcio Albano. Fevereiro de 2016/Acervo Jornal Daki


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page