top of page
Foto do escritorJornal Daki

SG Eleições 2024: partidos realizam convenções e confirmam candidaturas

Duas chapas foram confirmadas neste sábado (20)


Por Cláudio Figueiras

Federação encabeçada por PT confirma Dimas Gadelha como cabeça de chapa/]Foto: Magno Moreno
Federação encabeçada por PT confirma Dimas Gadelha como cabeça de chapa/]Foto: Magno Moreno



No primeiro dia das convenções de homologação de candidaturas que disputarão as eleições municipais deste ano em São Gonçalo, duas chapas à Prefeitura com suas respectivas nominatas à Câmara de Vereadores foram aprovadas e confirmadas.


A Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) confirmou neste sábado (20), no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Neves, o deputado federal Dimas Gadelha (PT) com a missão de vencer o prefeito bolsonarista capitão Nelson Ruas (PL) em outubro.


"Hoje me sinto orgulhoso de estar junto com vocês caminhando em busca de uma cidade melhor porque São Gonçalo merece muito mais. A cidade nunca teve tanta verba, mas faltou escolher melhor as prioridades e nós precisamos melhorar de fato a vida das pessoas. Estamos buscando recursos para São Gonçalo, nunca tivemos tanto apoio federal, já foram quase 1 bilhão de reais em investimentos federais na cidade e isso que precisamos dar continuidade, investir em ações concretas e que transformem a cidade e melhorem a qualidade de vida do povo gonçalense. Vamos eleger vereadores e vereadoras comprometidos com São Gonçalo", discursou Dimas.



O PSB e o PSD, que compõem a coligação "Esperança e Mudança" de apoio a Dimas, também confirmaram a grande aliança com o médico sanitarista, que ainda reúne PDT e PRTB, que realizarão suas convenções no próximo sábado (27). O PDT deve indicar o vice da chapa, que deve ser a ex-prefeita Aparecida Panisset.


Bem perto do IFRJ, a Federação Psol-Rede confirmava no Colégio A, no Vila Lage, a candidatura do deputado estadual Prof. Josemar (Psol) à Prefeitura. Com uma surpresa: o também professor, Ernani Capilé (Rede), como vice na chapa que tem ainda o apoio do PCB e UP.

Josemar (à direita) observa fala de representante do PCB/Foto: Reprodução Instagram
Josemar (à direita) observa fala de representante do PCB/Foto: Reprodução Instagram

No Centro da cidade, a Federação Cidadania-PSDB confirmou sua nominata de vereadores e o apoio à reeleição de Nelson Ruas, que compareceu ao evento. Cada partido ou federação pode lançar até 28 candidatos ao Legislativo.

Presidente do Cidadania Evanildo Barreto observado pelo prefeito Nelson Ruas/Foto: Reprodução Intagram
Presidente do Cidadania Evanildo Barreto observado pelo prefeito Nelson Ruas/Foto: Reprodução Intagram


Partidos e federações têm até o dia 5 de agosto para realizarem suas convenções, prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o país.


Além de Nelson, Dimas e Josemar, se colocaram como pré-candidatos três mulheres: Dayse Oliveira (PSTU), Jaqueline Pedroza (Novo) e Viviane Carvalho (PMN).


A Justiça Eleitoral autoriza campanhas eleitorais a partir de 16 de agosto, data posterior ao término do prazo para o registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.


Já a propaganda gratuita no rádio e na TV poderá começar em 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro.


As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES</