top of page

Google censura canais do YouTube do Russia Today e do Sputnik na Europa

A empresa fez um post no Twitter: “Devido à guerra em andamento na Ucrânia, estamos bloqueando canais do YouTube conectados a RT e Sputnik em toda a Europa"


Foto: AFP
Foto: AFP

DCM - O Google, Big Tech americana, resolveu censurar os canais vinculados ao Kremlin Russia Today (RT) e Sputnik. A gigante vai cortar o alcance dessas publicações na Europa durante a Guerra da Ucrânia.


A empresa fez um post no Twitter: “Devido à guerra em andamento na Ucrânia, estamos bloqueando canais do YouTube conectados a RT e Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato.


Levará tempo para que nossos sistemas estejam prontos para essas atualizações. Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas”.


O curioso é que o mesmo Google não tomou medidas contra a CNN e veículos americanos em guerras que ocorreram em outras regiões do globo.


Segundo reportagem do The Intercept Brasil em 2019, cinco de 10 canais que explodiram nas eleições de 2018 em nosso país eram de extrema direita.


A análise é sobre mais de 17 mil rankings “Em alta” do YouTube no Brasil veiculados durante o segundo semestre de 2018, coletados e organizados.


Canais até então irrelevantes, que nunca tinham aparecido no ranking, explodiram no período eleitoral, recomendados milhares e milhares de vezes pelo algoritmo do YouTube que seleciona conteúdos possivelmente interessantes para os usuários.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.





POLÍTICA