top of page

Rodrigo Bacellar vai presidir a Alerj

Deputado venceu em chapa única após desistência de Jair Bittencourt

Bacellar ao centro sendo cumprimentado/Foto: Alerj
Bacellar ao centro sendo cumprimentado/Foto: Alerj

Após alguns dias de indefinição, Rodrigo Bacellar foi eleito presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em chapa única. O deputado do PL teve 56 votos, 13 abstenções e uma falta.


A candidatura de Jair Bittencourt, também do PL, havia sido retirada após um acordo liderado pelo governador Cláudio Castro.


A Mesa Diretora para o biênio 23-24 será formada pelos deputados Pedro Brazão (União) na primeira vice-presidência, Tia Ju (Republicanos), segunda vice-presidência, Zeidan (PT), terceira vice-presidência e Célia Jordão (PL) na quarta vice-presidência.



O primeiro secretário será Rosenverg Reis (MDB), seguido por Pedro Ricardo (PP) como segundo secretário, Franciane Motta (União) e Giovani Ratinho (Solidariedade).

Ocupando a função de vogal estarão Índia Armelau (PL), Doutor Deodalto (PL), Valdecy da Saúde (PL) e Renato Miranda (PL).


"No final das contas, Jair Bittencourt retirou sua candidatura a presidência da ALERJ. Minha posição sempre foi pela abstenção. O PSOL não pode apoiar candidatos que fazem parte de um campo político completamente contrário às ideias que o partido defende", registrou o deputado gonçalense Prof. Josemar (Psol) em seu Twitter.

Em seu discurso após ser empossado, Rodrigo Bacellar agradeceu nominalmente a três pessoas do executivo estadual: o governador Claudio Castro, o secretário de Gabinete Rodrigo Abel e o secretário de Fazenda Nicola Miccone.

Ao citar seu antecessor, Bacellar se disse grato a André Ceciliano, “apesar de qualquer divergências”. Parte do seu discurso foi dedicado a repetir, por algumas vezes, como lealdade e gratidão são essenciais na sua visão: “amigo não se abandona e não se vende em lugar nenhum”, chegou a dizer.



— O Brasil de hoje precisa de paz. O Rio do amanhã precisa de união. Saio desse embate mais maduro, sereno e com ombros pesados de conduzir os anseios das expectativas. Firmo o compromisso com cada um deputado: terão a mim o maior defensor da pluralidade da Casa. O passado está posto. é momento de olhar para o futuro — disse o agora presidente da Alerj.

Por volta das 15h, deu-se início a sessão e surgiu a informação de que a liminar determinando que o voto fosse secreto havia sido derrubada. Em meio à espera pela chegada do oficial de Justiça, o presidente da sessão, Carlos Minc (PSB), deu início à votação secreta.


Rodrigo Bacellar foi o oitavo deputado estadual mais votado em 2022, com quase 98 mil votos, e está em seu segundo mandato na Alerj. Ele se afastou da Casa em 2021, quando assumiu a Secretaria de Governo de Cláudio Castro.


Durante a votação, no entanto, chegou a liminar, e a votação foi interrompida para ser realizada, do zero, de forma aberta. Pouco depois das 18h, a maioria dos 70 deputados já havia votado a favor de Bacellar.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page