Buscar

Itaboraí realiza encontro para celebrar aniversário de João Caetano


Em comemoração aos 208 anos de nascimento do ator, escritor e empresário teatral , João Caetano dos Santos, a Fundação Cultura de Itaboraí (FCI), vai realizar uma roda de diálogo sobre a obra do dramaturgo no dia do seu aniversário (27/01), na biblioteca Joaquim Manoel de Macedo. O evento “Café.com Macedo - diálogos sobre João Caetano”, será às 9h, é gratuito e aberto ao público.

Na ocasião, também será apresentado o cronograma com as próximas etapas da reforma do Teatro João Caetano de Itaboraí, que está em obras desde de setembro de 2015. Prédio histórico construído em 1827, o teatro é um dos mais antigos do país e o primeiro a levar o nome deste ilustre Itaboraiense, nascido na Serra do Lagarto.

O encontro vai reunir intelectuais e profissionais da área de cultura, como o jornalista William Mendonça, o diretor teatral Zeca Palácio, o historiador Alexandre Chavão, o bibliotecário Benilson Pedrosa, o também historiador e produtor cultural Cláudio Rogério e o arquiteto responsável pela obra do Teatro, Paulo Lauro Monteiro.


A reunião tem o objetivo discutir a vida e obra do João Caetano, sua influencia no teatro nacional e como a arte tem sido encarada nesse momento de crise da economia. Vamos discutir assuntos que ressaltam a importância de se investir na cultura, mesmo nesse momento difícil”, disse o presidente da FCI, Cláudio Rogério.

A biblioteca Joaquim Manoel de Macedo fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 39, no Centro, e funciona das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3936-2031 ou pelo e-mail: bibliomacedo@itaborai.rj.gov.br

O teatro

No século XIX, a casa de espetáculos era frequentada pela família Real, que vinha a Itaboraí especialmente para assistir as encenações de João Caetano, primeiro dramaturgo a criar uma companhia de teatro formada apenas por atores brasileiros.

Após passar por reformas em 1920, e mais tarde em 1927, que modificaram sensivelmente sua fachada original, acabou sendo demolido em 1974, quando encontrava-se em ruínas. Em 1984 o teatro começa a ser reconstruído e, em 2015 foi iniciada uma reforma que pretende restaurar a sua arquitetura original.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


#CULTURA

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon