top of page

Projeto 'Livros nas Praças' chega a São Gonçalo



Estudantes ficaram entusiasmados com  o projeto

Ônibus adaptado para receber leitores gonçalenses fica na Praça dos Ex-Combatentes a cada duas semanas até junho.

O projeto 'Livros nas Praças' chega pela primeira vez em São Gonçalo e fica até junho de 2018 podendo ser prorrogado até o final do ano. O ônibus azul do projeto itinerante chegou hoje (12) na Praça dos ex-Combatentes, no bairro Patronato, com vários títulos da literatura brasileira e estrangeira que podem ser adquiridos por empréstimo, de modo gratuito, ou degustado no próprio interior do veículo, totalmente adaptado, com mesas e banheiro para receber leitores de qualquer idade e com dificuldades de acessibilidade.

O veículo oferece livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e livros em braile para adultos.

Fernanda Marinho, coordenadora e responsável pelo projeto, conta que o "Livros nas Praças" tem como principal premissa permitir o acesso das classes menos favorecidas à informação, através da circulação de um ônibus-biblioteca em praças de comunidades onde não existem bibliotecas públicas, com intuito de garantir que programas culturais de qualidade não fiquem restritos somente a uma minoria privilegiada.

- Nós percorremos oito praças escolhidas a cada ano para receber esse projeto, preferencialmente em regiões carentes. São dois ônibus que se revezam a cada duas semanas nas praças, e um outro ônibus que percorre o Brasil nas cidades do interior - disse Fernanda, que espera receber um bom público no Patronato para poder esticar o projeto até dezembro. E a praça escohida não poderia ser melhor, cercada de escolas e de uma faculdade.

Nathália, estudante do ensino médio do Walter Orlandini, adorou o projeto e promete espalhar a boa notícia para os amigos:

- É sempre importante ter à disposição esses livros, ainda mais numa cidade carente como a nossa com pouca oferta de cultura e bibliotecas - comemorou.

Para ter o empréstimo aceito, basta apresentar documento com foto. Menores de 18 anos precisam do cadastro de um responsável adulto apenas no primeiro empréstimo.


O horário do ônibus biblioteca é de 10 às 16 horas, e ficará na Praça dos Ex-Combatentes nas seguintes datas: 12/04; 26/04; 10/05; 24/05; 07/06 e 21/06.

O projeto 'Livros nas Praças' é custeado segundo lei de incentivo à cultura com apoio da iniciativa privada.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page