Irmão de Mendonça é promovido em SP após voto favorável de ministro à prefeitura governada por Ricardo Nunes
Alexandre de Almeida Mendonça chegou ao cargo de secretário-executivo em junho de 2026, três meses após o irmão votar no STF em ação sobre o setor funerário, área regulada pela agência paulistana

Alexandre de Almeida Mendonça, irmão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi promovido a secretário-executivo da SP Regula, agência da Prefeitura de São Paulo que regula os serviços funerários da capital. A nomeação foi formalizada por portaria assinada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em junho de 2026.
A promoção ocorreu após o ministro André Mendonça votar, no STF, em uma ação que questionava o modelo de concessão dos cemitérios e serviços funerários de São Paulo. O relator, Flávio Dino, havia imposto medidas à Prefeitura e às concessionárias após questionamentos sobre o aumento dos preços. A gestão Nunes contestou as determinações. Em abril de 2025, Mendonça abriu divergência contra Dino, defendendo a tese da Prefeitura. O julgamento não foi concluído.
A trajetória de Alexandre na SP Regula é de ascensão meteórica. Ele entrou na agência como gerente em fevereiro de 2024, passou a superintendente em julho daquele ano e chegou a secretário-executivo em junho de 2026. A Secretaria Executiva atua na estrutura que reúne as áreas operacionais da agência, incluindo a Gerência de Serviços Funerários e Cemiteriais.
A Prefeitura de São Paulo classificou como "irresponsável e sem fundamento" qualquer insinuação de relação entre a atuação do STF e a contratação de Alexandre. Em nota, afirmou que o servidor ingressou por processo seletivo em 2024 e que exerce funções de gestão administrativa, sem responsabilidade direta sobre os contratos de concessão.
No último domingo (7), durante os atos do Dia da Independência, Nunes distribuiu camisetas com a frase "#ForçaMendonça". O ICL Notícias procurou o ministro para saber se ele informou nos autos que seu irmão ocupava cargo na SP Regula. Não houve resposta até a publicação.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.









































































Comentários