top of page

Musa da Porto da Pedra homenageia mulheres trans com look inspirado em Gisele

Isadora Marinha estreará na Sapucaí como musa da Unidos do Porto da Pedra


Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Isadora Marinho, que desfilará como musa na Unidos do Porto da Pedra, se inspirou em um look icônico de Gisele Bündchen para homenagear mulheres trans.


Ela reproduziu um vestido feito de polaroides usado pela modelo em um ensaio para a Esquire Magazine, em 2024. No modelito de Isadora, as fotos mostravam mulheres trans que fizeram história dentro e fora do carnaval.



“É uma honra imensa poder fazer essa homenagem e representar todas nós nesse grande espetáculo, porque isso significa que nós existimos”, afirmou Isadora no vídeo em que mostrava o resultado do ensaio.


A musa, que estreará na Sapucaí pela escola de São Gonçalo, posou em frente aos arcos da Praça da Apoteose e tinha em seu vestido fotos de mulheres icônicas, como Roberta Close, Rogéria e Eloína dos Leopardos, a primeira rainha de bateria da história.


O look também continha homenagens a mulheres trans que brilham hoje nas escolas de samba. Thalita Zampirolli (rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel) e Camila Prins (rainha de bateria da Colorado do Brás) também apareciam nas polaroides.



Enredo da Porto da Pedra


A Unidos do Porto da Pedra voltará ao Grupo Especial após 11 anos para apresentar um desfile sobre o “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”.


A agremiação de São Gonçalo foi a campeã da Série Ouro, a segunda divisão da folia carioca, em 2023 e será a primeira escola a cruzar a Sapucaí no domingo (11).


O enredo terá como base o livro “Lunário Perpétuo”, escrito no século XIV, na Espanha, por Jerónimo Cortés. O livro corre o mundo, chega ao Brasil e, segundo Câmara Cascudo, se torna o mais lido no Nordeste durante 200 anos.


“O Lunário educou, o Lunário alfabetizou, o Lunário orientou o nordestino por 200 anos”, afirma o carnavalesco Mauro Quintaes.


O livro é uma pequena enciclopédia que fala um pouco sobre tudo: de temperatura até como plantar e usar as ervas.


Ordem de desfile


Domingo (11/02)


  1. Unidos do Porto da Pedra

  2. Beija-Flor de Nilópolis

  3. Acadêmicos do Salgueiro

  4. Acadêmicos do Grande Rio

  5. Unidos da Tijuca

  6. Imperatriz Leopoldinense

Segunda (12/02)


  1. Mocidade Independente de Padre Miguel

  2. Portela

  3. Unidos de Vila Isabel

  4. Estação Primeira de Mangueira

  5. Paraíso do Tuiuti

  6. Unidos do Viradouro


*Com informações CNN


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.