top of page

Palestra de Helter Barcellos promove passeio histórico sobre SG

Por Erick Bernardes

Dando continuidade à série “Ciclo de Palestras 2019”, sob a temática “440 Anos de São Gonçalo”, oferecidas à comunidade de forma gratuita e interdisciplinar, nesta última sexta-feira, dia 14 de agosto, o professor Helter Barcellos deu uma aula de humildade. Mostrando-se um apaixonado pela cultura e arte da cidade, Helter falou da própria vivência como fomentador das artes e empresariado gonçalense, confessando certo saudosismo sobre a história e mantendo o tom da dignidade de quem trabalhou muito pelo município.

Conversou sobre a fundação da Aglac, falou o MEMO e o ISAT, explicou sobre a época em que foi o primeiro Diretor da FFP e, posteriormente, do Rotary Club. Narrou a juventude de quando estudou sob a cartilha ditada pela inesquecível Estephania de Carvalho. Além das referências dos tempos de trabalho em bancos famosos para época, quando, no auge dos seus 25 anos de idade, Helter Barcellos comprou o Colégio São Gonçalo, instituição emblemática e, talvez, a mais importante no panorama educacional de São Gonçalo e adjacências nas décadas passadas.


Ao final da palestra, o público pôde saber sobre os antigos bastidores da política, de Niterói e São Gonçalo, e ter a certeza de que Hélter Barcellos é de fato um homem que fez história em nosso município.


Parabéns ao professor Barcellos, aos organizadores do evento e ao público que pôde conhecer ao vivo as histórias de outros tempos.


O Memorial fica anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante, na Alameda Pio XII, n.86, Centro - SG.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page