A morte do último empresário da cultura genuinamente gonçalense
top of page

A morte do último empresário da cultura genuinamente gonçalense

Por Helcio Albano


Oton/Foto: reprodução
Oton/Foto: reprodução

Ontem Oton São Paio deixou esse plano aos 77 anos. Deixou esse mundo cercado de amor da família. E é isso no final das contas a maior riqueza que podemos acumular nesse breve suspiro da vida.


Muito se fala do "Oto" professor, poeta. Mas pouco se fala do homem político, e principalmente, empresário das artes, cultura e educação exclusivamente dedicado à sua cidade: São Gonçalo.


O último empresário vitorioso genuinamente gonçalense ligado à Cultura. Assim como foi o saudoso Helter Barcellos e, em certa medida, Luiz Viana, proprietário do Cejop e que também teve uma carreira política na Câmara Municipal.


LEIA MAIS


Conheci pouco o Oton. E confesso que por puro preconceito político-ideológico ao lavourismo - mesmo sendo ele de segunda geração - e ao caldo conservador e de direita ao qual fazia parte e que eu particularmente abominava - e abomino - que levou a "Manchester Fluminense" à bancarrota.


Porém, é inegável o seu talento, senso de oportunidade e ousadia pra chegar onde chegou numa cidade que vivia o seu ocaso econômico e industrial. E, claro, cultural. Oton se reiventou, criou duas escolas - uma delas referência nacional - e mais recentemente um teatro.


Fica pra mim, do Oton, a amizade que tenho com o seu filho Diego, com quem convivi de muito perto com o "Grupo dos 9" que criamos em 2015 na Câmara em oposição ao Neilton Mulim. E também sua sensibilidade em dar um novo rumo à instituição que criou, a Aglac, através da ascensão do decano Rujany Martins como presidente.


Fique em paz, Oton.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page