top of page

Guarda Municipal oferece atendimento psicossocial para agentes

Atendimentos são realizados de forma presencial ou remota, através de agendamento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de São Gonçalo, ligada à Secretaria de Ordem Pública, disponibiliza atendimento psicossocial para os agentes de segurança, com objetivo de oferecer apoio emocional e condições psicológicas para que eles exerçam suas funções com segurança, garantindo a integridade da população.


O serviço também é estendido aos familiares dos servidores, que necessitem de auxílio e orientação. Através deste serviço, os guardas municipais que atuam nas ruas ou em setores administrativos da Guarda Municipal são assistidos e avaliados, recebendo todo o suporte para desempenhar sua função de forma plena.



"Com uma avaliação minuciosa, os psicólogos, ao identificarem algum problema comportamental ou de saúde mental que necessite de acompanhamento, podem realocar o guarda municipal em um setor interno durante o período de tratamento, onde o agente possa continuar a desempenhar uma função, sendo útil à corporação", relata Verônica Moreth, psicóloga e guarda municipal.


Esse procedimento disponibilizado dentro do órgão não é somente um tratamento. É realizada toda a parte de acompanhamento que, além da questão psicológica, visa auxiliar na locação no trabalho.



Os guardas passam por muitas situações no serviço e a gente precisa orientar e acompanhar esses trabalhadores, oferecendo todo o suporte necessário. Quando identificamos que o guarda precisa de uma orientação, o convidamos para conversar. Além disso, colegas de trabalho também podem alertar aos responsáveis pelo agente quando identificam um comportamento diferente, através do seu convívio com o servidor”, contou Verônica.


O atendimento é realizado de forma presencial ou remota, sendo as consultas agendadas. O atendimento na base da Secretaria de Ordem Pública, na Estrela do Norte, acontece às segundas e quintas-feiras.



POLÍTICA

KOTIDIANO