top of page

Imagens mostram Lula indignado ao chegar ao Planalto no 8J

Reação do presidente e da cúpula do governo foi de indignação com a destruição causada por bolsonaristas

O presidente Lula (PT) na antessala presidencial, no dia 08 de janeiro. Imagem: Reprodução
O presidente Lula (PT) na antessala presidencial, no dia 08 de janeiro. Imagem: Reprodução

DCM - Pelo menos um vídeo das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro mostra a indignação do presidente Lula (PT) e de toda a cúpula do governo ao verem a situação do prédio após a invasão pelos golpistas.


O presidente ficou uma hora no prédio, vistoriou locais atacados e conversou com assessores e ministros. As imagens também trazem o ministro da Justiça, Flávio Dino, exaltado durante uma conversa com o colega José Múcio, da Defesa. O ministro Rui Costa, da Casa Civil, se junta ao grupo, sinaliza incômodo e puxa Dino e Múcio para outro local.



Ao chegar no Palácio, Lula subiu para a sua sala no terceiro andar, que não havia sido invadida. Em seguida, ele percorre o gabinete presidencial, que foi acessado pelos golpistas. Em frente ao gabinete, o presidente aponta para um equipamento de combate a incêndio que tinha sido danificado pelos invasores e demonstra indignação.



A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, também estiveram no Palácio vistoriando os danos causados.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência envie para a Corte todas as imagens captadas no Planalto no dia 8 de janeiro.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA