top of page

Moradores do Salgueiro fazem protesto nesta quinta (16) e denunciam mais uma chacina da PM

Operação na terça deixou quatro mortos na comunidade


Por Cláudio Figueiras

Manifestante com cartaz na mão/Foto: Reprodução
Manifestante com cartaz na mão/Foto: Reprodução

Moradores dos bairros que compõem o chamado Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, organizam às 14h desta quinta (16), uma manifestação em protesto contra as arbitrariedades das polícias Militar e Civil e na comunidade.


Os manifestantes, que batizaram o Ato de #SalgueiroPedePaz, prometem sair da Rua Nova, onde ficará a concentração, e caminhar com cartazes, faixas e gritos de ordem, até o Largo de Itaúna.


Segundo relatos de Jefferson Souza, presidente da Associação de Moradores que organiza a manifestação, as constantes incursões policiais levam, além de terror às comunidades, transtornos sociais graves, que impedem trabalhadores de saírem de casa, crianças de irem à escola, além da falta crônica de transportes, já precários, que pode durar dias.



E não é só isso: policiais estariam 'barbarizando" moradores, invadindo a esmo suas casas sem mandado de busca ou apreensão, praticando roubos e furtos de dinheiro e pertences pessoais. Num campo, na área da Palmeira, teria ocorrido até um acampamento levantado pelos policiais para a realização de um churrasco, compartilhado, inclusive, nas redes sociais.


Nesta terça (14), uma operação realizada por policiais do 7º Batalhão, com apoio do Bope, deixou quatro mortos, entre eles um mototaxista. A ação, registrada em vídeo que circula nas redes sociais, é denunciada como chacina e execução. Na gravação, policiais aterrorizam uma das vítimas enquanto agoniza. Cenas muito fortes.


Segundo o Instituto Fogo Cruzado, no Rio foram registradas em apenas 1 ano 182 mortes em 39 chacinas derivadas de operações da Polícia. O que ocorreu terça, tem tudo para ser a 40ª.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page