top of page

Niterói reabre parques e lojas de rua

Campo de São Bento, Horto do Fonseca e Horto do Barreto abrem de 10h às 20h30. Comércio varejista de rua funcionarão de 12h às 20h

Comércio funciona de 12 horas às 20 horas/Foto: Internet Divulgação
Comércio funciona de 12 horas às 20 horas/Foto: Internet Divulgação

O primeiro dia do estágio Amarelo 2 do Plano de Transição Gradual para um novo normal em Niterói marcou a abertura do comércio de rua na cidade, em novo horário e com novos protocolos de saúde e distanciamento social, e também pela reabertura das três principais áreas de lazer da cidade: o Parque Prefeito Ferraz (Campo de São Bento), em Icaraí, o Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) e o Horto Botânico do Fonseca abriram das 10h às 20h30, apenas para a prática de atividades individuais e caminhada.


Os outros parques e praças da cidade continuam fechados, assim como as praias da cidade e os quiosques da orla. O horário para a prática de atividades físicas no calçadão também sofreu alteração: das 10h30 às 12h30 será exclusivo para idosos. Das 6h às 10h30 e das 16 às 22h para os demais. 

O prefeito Rodrigo Neves enfatizou, ontem (22), na página do Facebook da Prefeitura, que Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a retomar, de maneira gradual, as suas atividades, no dia 21 de maio, quando saiu do estágio roxo e chegou ao estágio laranja.

No primeiro dia com as novas regras, 669 pessoas passaram pelo Campo de São Bento, 184 no Horto do Barreto e 423 no Horto do Fonseca ontem. Todos os frequentadores tiveram a temperatura medida por agentes da guarda municipal, que também ofereciam álcool gel. Jéssica Matos esteve no Campo de São Bento com os filhos Henrique e Eduardo e elogiou a reabertura do local.

- Foi ótimo, porque as crianças precisavam desse espaço para brincar novamente. O fechamento dos brinquedos é correto, pois podem gerar aglomeração, mas podermos frequentar novamente o parque vai fazer muito bem para as crianças e para nós também, porque é uma área de lazer importante da cidade - afirmou Jéssica.

De acordo com as novas regras, podem funcionar pequenos e médios comércios varejistas de rua com 50% de capacidade do estabelecimento e com horário de funcionamento de 12h às 20h. Os centros comerciais de rua da Região Oceânica e de Pendotiba também puderam abrir.


Clubes estão liberados para a prática de atividades físicas individuais e com restaurantes e bares fechados. Os templos religiosos foram autorizados a abrir suas portas para atividade presencial com 25% de ocupação dos assentos e com a regra de distanciamento social. 

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal prevê a análise sistemática de uma cesta de 12 indicadores que analisam a situação da epidemia e da circulação do vírus na cidade e também a capacidade de atendimento da rede hospitalar de Niterói.

- Esses dados, monitorados há mais de um mês, produzem um índice que posiciona a situação da epidemia na cidade em cores, do roxo ao amarelo nível 1. A gente tem monitorado esses indicadores ao longo das últimas semanas e, por causa da melhora percebida, hoje iniciamos a fase do sinal amarelo nível 2, onde será possível retomar algumas atividades, mas sempre com muita segurança e tranquilidade. Estamos fazendo um esforço grande, junto com a população, de organização da vida social da cidade, dentro dessa nova realidade - afirmou o secretário.

Guardas Municipais e Fiscais do Departamento Fiscalização de Posturas estiveram nas ruas durante o dia para fiscalizar o comércio de rua da cidade, verificando o cumprimento das regras sanitárias e orientando sobre o uso de máscaras para funcionários e clientes. Ninguém foi multado e, segundo os agentes, a população vem colaborando e aderindo cada vez mais ao uso de máscaras.

O Departamento de Fiscalização de posturas reforçou as orientações para os comerciantes sobre a necessidade de uso de termômetro para medição de temperatura dos clientes, oferta de álcool gel, ocupação de 50% da capacidade do estabelecimento e sobre o horário de funcionamento de 12h às 20h.

Dentro do Estágio Amarelo 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, os shoppings continuarão fechados ao público até uma nova avaliação dos indicadores. Até lá, estes estabelecimentos poderão operar com sistema drive-thru das lojas, no qual os clientes só podem acessar os estabelecimentos de carro para a retirada dos produtos comprados previamente.

Escolas, universidades, academias de ginástica, teatros e cinemas permanecem fechados. Bares e restaurantes também, sendo permitido apenas o sistema delivery. Atividades de excursões e passeios não estão autorizados nesta fase. Profissionais de Educação Física podem desenvolver suas atividades em espaços abertos, como praias, parques e áreas abertas dos clubes. A recomendação é para que pessoas acima de 60 anos continuem trabalhando home office. 

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, informou que as barreiras sanitárias com os municípios limítrofes continuam nas entradas da cidade, assim como a medição de temperatura na estação das barcas e a fiscalização em terminais rodoviários. O uso de máscara também continua sendo obrigatório.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page