top of page

Praia das Pedrinhas - por Cristiana Souza


Evento Presente de Iemanjá/Foto: Praxedes
Evento Presente de Iemanjá/Foto: Praxedes

Caro leitor, escrevo esse texto para falar sobre um lugar lindo chamado Praia das Pedrinhas, localizado na minha cidade, São Gonçalo.


Num belo domingo de sol, conheci um dos lugares mais encantadores daqui e foi amor à primeira vista. Impossível não se apaixonar pelo pôr do sol espetacular desse nosso cartão-postal.


A Praia das Pedrinhas é o ambiente perfeito para quem procura lazer, tranquilidade e, claro, aquela cerveja gelada e um delicioso peixe.



Tenho uma amiga, chamada Conceição, cria do Gradim, apaixonada por viajar; suas histórias sobre os lugares que conheceu pelo Brasil são incríveis, mas como muitos moradores de São Gonçalo, ela nunca tinha ido à Praia das Pedrinhas. De tanto me ouvir falar com entusiasmo sobre esse nosso recanto, foi lá conhecer e também se encantou. Inclusive ela já tem seu bar preferido, que por coincidência é o mesmo frequentado pelo ex-prefeito José Luiz Nanci.


Aqui abro um parênteses: façamos justiça ao Zé, o maior garoto-propaganda da Praia das Pedrinhas!



Recentemente tive o privilégio de fazer a revisão de um livro sobre a história de São Gonçalo, e fiquei enriquecida por me apropriar de tanto conhecimento sobre a nossa cidade. São Gonçalo tem uma vasta história, tem lugares lindos e infelizmente desconhecidos da maioria dos seus habitantes. Entre as praias históricas temos a Praia da Beira, Praia da Caieira, Praia da Luz, Praia de São João e Praia das Pedrinhas.



De grande beleza e história, de 1960 a 1980, teve seu período de glória, contudo, com o passar do tempo, foi sendo abandonada e esquecida, necessitando de proteção e cuidado. Logo ela, cheia de potencial, podendo ser também ponto de partida de visitação de várias ilhas em seu entorno: Paquetá, Jurubaíba e a famosa Ilha do Sol, onde viveu a primeira naturista do Brasil, Dora Vivacqua, a lendária Luz del Fuego.


Nesse sentido, no ano de 2013, foram realizadas obras de melhorias na orla da Praia das Pedrinhas, mas apesar da revitalização positiva para atrair mais visitantes para um dos nossos pontos turísticos, hoje o local ainda tem o grave problema da falta de limpeza, poluição e despejamento de esgoto.



Grupos fazem campanhas e se unem para realizar a limpeza que deveria ser função das secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo e Cultura.


Acredito que o poder público municipal deveria ter o compromisso de publicizar a história da cidade e investir na melhoria dos nossos lugares históricos, lazer e cultura. Ontem mesmo ocorreu a abertura de uma exposição sobre um dos nossos maiores patrimônios, o Presente de Iemanjá, realizado todos os anos no início de fevereiro.


Precisamos conhecer e valorizar a história de São Gonçalo e lutar enquanto cidadãos gonçalenses por uma cidade mais justa e igualitária.

Cristiana Souza é Assistente Social.