Violência digital contra mulheres cresce 188% em um ano, aponta Ministério das Mulheres
top of page

Violência digital contra mulheres cresce 188% em um ano, aponta Ministério das Mulheres

Central Ligue 180 recebeu 16.725 denúncias de crimes como ameaças, perseguição e exposição indevida em redes sociais e aplicativos entre janeiro e maio deste ano


Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

O número de ocorrências de violência contra mulheres no ambiente digital cresceu 188,6% em um ano, segundo dados divulgados pelo Ministério das Mulheres. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 registrou 16.725 denúncias do tipo de janeiro a maio deste ano, contra 5.795 no mesmo período de 2025. Redes sociais, aplicativos de mensagens e jogos online são usados para controlar, ameaçar, humilhar, expor indevidamente, perseguir e chantagear meninas e mulheres.


A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que o aumento pode refletir a redução das subnotificações, impulsionada pela maior confiança no serviço e pelo aprimoramento do acolhimento no canal.


O Ministério das Mulheres, em parceria com a Secom, capacitou cerca de 350 atendentes do Ligue 180 para lidar com casos de violência digital. A coordenadora Ellen Costa explicou que a atualização do protocolo de atendimento e do formulário de denúncia busca orientar melhor as vítimas sobre como agir nesses crimes, conectando o serviço à realidade atual. Em média, a Central registra quase 3 mil ocorrências por dia em todos os canais.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page