Psol fecha com PT e vai de Lula. Rede espera
Grupo minoritário, porém, bate o pé e quer lançar candidatura própria ao Planalto
Rodrigo Melo

O Psol deve anunciar oficialmente seu apoio à candidatura de Lula (PT) ao Palácio do Planalto em convenção eleitoral que será realizada neste sábado (30) em São Paulo.
A maioria dos psolistas, com Boulos, a deputada niteroiense Talíria Petrone e o presidente da legenda, Juliano Medeiros, à frente, fechou questão com o ex-presidente após a Federação que reúne PT, PCdoB e PV acolher as propostas mais à esquerda do partido para o programa de um provável terceiro mandato do petista.
O apoio, como tudo no Psol, não é consenso. A tendência interna liderada pelo deputado Glauber Braga (RJ), a ex-deputada Luciano Genro (RS) e o vereador gonçalense Prof. Josemar, defende que o partido fortaleça suas bandeiras lançando candidatura própria à presidência para não ser "engolido" pelo PT.
A Rede Sustentabilidade, que formou Federação com o Psol, espera sua convenção para marcar posicionamento, que também deve ser de apoio a Lula, embora o estatuto que federou os dois partidos preveja independência nos apoios.
Veja as propostas que integrarão um possível mandato de Lula a partir de janeiro de 2023:
> Revogação da reforma trabalhista e do teto de gastos;
> Enfrentamento à crise climática:
> Reforma Tributária em que os pobres paguem menos e os ricos paguem mais;
> Democracia direta, participação popular, transparência de gestão e combate à corrupção;
> Aumento real do salário mínimo
> Retomada do controle público da Petrobras;
> Investimento em promoção de direitos sociais;
> Reforma agrária agroecológica e reforma urbana;
> Democratização da comunicação, com expansão do acesso à internet;
> Mais direitos para as mulheres Combate à violência policial e ao encarceramento em massa da população negra;
> Políticas contra a LGBTIfobia.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
